0 História do Batom

Na Grécia Antiga, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento. Não é hoje que mulheres usam produtos para deixar os lábios mais belos e protegidos. Por volta de  No século VI, na Espanha, só usavam batom mulheres das classes menos nobres, ou seja nem Burguesas nem plebéia.  
                              

Alguns séculos mais tarde, pintar a boca era hábito de mulheres mal intencionadas. Em 1770, o parlamento inglês proibiu o uso de pigmento nos lábios porque achava que era artifício para seduzir e manipular os homens. Foi só no século XIX que o batom tornou-se popular. Em 1921, apareceu pela primeira vez emalado em um tubo e vendido em Paris. O sucesso foi tanto quem, em 1930, os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí espalharam-se por todo mundo.
                                                    
Etiqueta do batom Usar a cor de batom inadequada em certas ocasiões, ser flagrada com batom nos dentes ou manchar o guardanapo do restaurante deixa qualquer mulher desconfortável. A escritora Claudia Matarazzo dá dicas para evitar gafes na hora de usar batom. 

 O etoque o batom em público. Faça-o sempre no banheiro.
Ao limpar os lábios em guardanapos, pressione-os sobre o tecido ou papel de maneira suave, para não deixar marcas.
Prefira batons de longa duração, que não precisem ser retocados o tempo todo e nem manchem. Batom no dente não é gafe, mas retire-o assim que for avisada disso.
 Cuidado com a escolha da cor! Tons escuros ou muito vermelhos não são apropriados para situações delicadas, como funerais ou missas.
Use o bom senso.

0 comentários:

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger